Livro: De que lado você está? De André Ebner.
















Resenha. Por: Alexandre de Freitas.
De que lado você está?
André Ebner, meio que despretensioso, mandou bem neste livro que brota do meio do povo com expressões de uma literatura de periferia que pensa, reage e produz os mais honestos e sinceros conhecimentos.
Não existe estilo que possa definir a arte. Ela é simplesmente (ou complexamente?) a Arte. Ela vem à mente e se manifesta de forma implacável numa sociedade injusta que produz seus excluídos. É uma voz que grita. Fazendo lembrar aquelas palavras do grande poeta paraibano, Augusto dos Anjos, porque o grito se alia a todos os anseios gemebundos daqueles que não são percebidos.
Constanta-se estas manifestações de arte quando André Ebner fala sobre a morte do seu Zé, mendigo e maltrapilho, mais fazia a alegria da garotada. Bêbedo e fedido, porém com uma dignidade comprovada nos seus sorrisos. A vida de sofrimento de seu Zé, ser humano como eu, você e muitos não foi nada fácil. Que o diga, se pudesse falar, um poodle de madame, animal que a elite cuida com zelo no seu mundo de opulência e vive melhor que o seu Zé.
O livro se sintetiza num constante vai-e-vem das palavras cuja ternura permeia nas linhas e nas entrelinhas, a ponto de uma única página ser ocupada por um poema de poucas palavras – três! Foram as palavras usadas para compor O poema mais bonito do mundo:
Eu te amo.
Gente, rostos, tesouros, caminhos e shopping Centers presentes aqui e ali, em constantes arranjos que nos levam a raciocinar. E comprovam que o poema na primeira pessoa por estarmos representando é o mais verdadeiro.
Quisera prosseguir... mas, nem tudo se explica por palavras. Ao ler o livro, a sensibilidade e a percepção haverão de dar maiores e mais completas explicações.
Obs.: toda renda do livro será destinada ao pagamento dos custos da impressão e ao Projeto Cre-ser. Ou seja, o livro não visa lucro.

Um comentário:

  1. Assino em baixo.
    Parabéns irmão Ebner, esse é o primeiro de varias obras de sua autoria.
    abraços.

    ResponderExcluir